Sobre Kiirtan

Kiirtan é o cântico de um mantra com a ideação no Ser Supremo. Transmite um sentimento de bem-aventurança e prepara a mente para a meditação, pois ao fazê-lo estamos a direccionar todos os nossos orgãos sensoriais e motores para o Supremo. Pode ser feito em qualquer local e a qualquer hora, mas o ideal é fazê-lo sempre antes de meditar.

O mantra usado para o kiirtan é: “Baba Nam Kevalam“.
Baba significa “O meu amado”, Nam significa “nome” ou “vibração” e Kevalam significa “apenas”. Então o significado literal do mantra é “tudo o que existe é o meu amado” ou, mais simplesmente, “Amor infinito é tudo o que existe“.

“No coração dos devotos, já existe um trono para Parama Purusá (Consciência Suprema). Sempre que os devotos façam Kiirtan, Parama Purusá senta-se no trono dos seus corações. Ele muda o Seu núcleo para esse lugar e este torna-se a capital divina do reino de Parama Purusá”
~~ Shrii Shrii Anandamurti

O Kiirtan e a sua respectiva dança (chamada Lalita Marmika) tem muitos benefícios: purifica a mente e prepara-a para meditar, acelerando o nosso movimento em direcção ao Supremo. Graças à claridade mental que permite atingir, um praticante consegue facilmente encontrar soluções para os seus problemas, assim como obter alívio para desequilíbrios físicos e psíquicos.

“Kiirtan ajuda os aspirantes espirituais de muitas maneiras e em todas as circunstâncias. Se as pessoas fizerem Kiirtan com uma pronúncia clara, então as suas bocas e línguas tornar-se-ão puras, os ouvidos tornar-se-ão puros, todo o corpo se tornará puro. Por causa da pureza de todas essas partes do corpo, o Atman (alma) também se torna puro.”
~~ Shrii Shrii Anandamurti

Tipos de Kiirtan

Para além do Kiirtan tradicional, em certas circunstâncias fazem-se diferentes tipos de Kiirtan:

Akhanda Kiirtan: é feito em períodos mínimos de 3 horas, normalmente em ocasiões especiais. Akhanda significa “sem fim”; daí que, este Kiirtan ser feito em períodos múltiplos de três: 3 horas, 6 horas, 9 horas, etc. É feito em círculo, com todos os participantes a moverem-se no sentido anti-horário enquanto dançam Lalita Marmika.

Avartha Kiirtan: é feito 6 direcções diferentes. Com cada mudança de direcção, muda a melodia do Kiirtan. As 6 direcções são: Norte, Este, Sul, Oeste, Cima e Baixo. Ao cantar Kiirtan nas 6 direcções, espalha-se a vibração de Baba Nam Kevalam por todo o lado. As ideações específicas de cada direcção são:
– Eu sou a personificação da sinceridade.
– Eu tenho um amor inato por Parama Puruśa.
– Eu purifico a minha mente no fogo da devoção.
– Eu ultrapasso todos os obstáculos internos e externos.
– Oh Parama Puruśa, leva-me para o teu colo
– Eu entrego tudo o que é meu para ti.

Nagar Kiirtan: Nagar significa “cidade”. Este tipo de Kiirtan é feito em lugares públicos, como por exemplo, pelas ruas de uma cidade. É feito em ocasiões mais raras, com a intenção de introduzir o conceito de Kiirtan para o público ou para celebrar alguma ocasião especial.

Katha’ Kiirtan: durante o Katha Kiirtan é normal os participantes estarem sentados em círculo e não a dançar. Pequenas melodias de Kiirtan são intercaladas com partilhas de histórias ou relatos pessoais inspiradores e de cariz espiritual.